Dia do Índio é celebrado na Santa Casa de Sobral

DSCN5334

Já é tradição, o Dia do Índio tem que ser comemorado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 2 da Santa Casa de Sobral. Nesse 19 de abril, todos os bebês prematuros se fantasiaram de índio. O momento teve como objetivo estabelecer atendimento humanizado, mantendo um vínculo familiar para uma melhor recuperação e menor permanência do recém – nascido na Unidade.

O Dia do Índio se tornou oficial em 1943, após o decreto-lei 5540. O objetivo é que, nesse dia, sejam debatidas e refletidas questões levantadas pelos povos indígenas, além de ser uma celebração de seus valores e cultura.

UTI Neonatal 2

A UTI Neonatal 2 da SCMS, foi inaugurada no dia 09 de Abril de 2011, devido os números elevados de prematuros que nasciam neste local e ausência de estrutura, profissionais qualificados e falta de equipamentos adequados para atender a demanda. Dispondo de 10 leitos, todos devidamente equipados e equipe multiprofissional, foi a primeira da Macro Região Norte do Estado.

Um aspecto importante para assistência de enfermagem neonatal é a criação de um ambiente propício para o tratamento dos recém-nascidos, promovendo o desenvolvimento adequado e minimizando os efeitos negativos da doença e da separação dos pais. Por isso são realizados trabalhos tentando reduzir a dor, angústia e favorecendo uma maior relação entre família filho e equipe assistencialista.

Pensando no vínculo mãe/pai/filho é feito a posição mãe canguru que aproxima mais o filho da família e ajuda no ganho de peso e controle da temperatura corporal, procurando também incentivar a visita semanal dos avôs e irmãos, para fortalecer o vínculo família/recém-nascido. Além disso, são realizadas celebração de natal e mêsversário, atividades de musicoterapia, hidroterapia, redeterapia que aliviam o estresse e proporcionam um relaxamento para o bebê.

 

Confira as fotos:

  • DSCN5327
  • DSCN5316
  • DSCN5333
  • DSCN5317
  • DSCN5318
  • DSCN5325
  • DSCN5334
  • IMG_4921[1]

Veja Também