PESQUISA

A Política de Pesquisa do DEPE-SCMS está em consonância com o Regimento Interno do DEPE e tem como objetivos: regulamentar etapas para realização de pesquisas na SCMS com vistas a contribuir para fortalecimento da integração ensino-pesquisa-extensão; Fortalecer as produções científicas e impacto destas na SCMS.

O DEPE supervisiona todos os projetos de pesquisa de graduação e pós-graduação que são desenvolvidos na SCMS, observando normas legais, éticas e contribuição para o serviço. Informa mensalmente à Comissão de Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, acerca das pesquisas desenvolvidas na SCMS, conforme solicitação desta comissão.

Possui uma Comissão de Pesquisa que tem como objetivo promover e acompanhar as pesquisas realizadas no grupo SCMS com vistas a contribuição da pesquisa para melhorar a qualidade dos serviços. Ela é composta pela direção do DEPE; coordenador de ensino, pesquisa e extensão; e profissionais de nível superior do grupo SCMS.

Em parceria com os coordenadores de serviço e as IES conveniadas o DEPE tem propiciado mecanismos para a gestão de tecnologias em saúde, a partir das necessidades regionais e a política de saúde instituída.


Neste sentido, a quantidade de pesquisas realizadas na SCMS tem sido maior a cada ano, conforme se apresenta na figura 1. Com vistas a estimular o incentivo à pesquisa e fomentar a contribuição da pesquisa para prática, a SCMS está financiando anualmente pesquisas desenvolvidas nos seus diversos serviços.

Figura 1. Distribuição da quantidade de pesquisas realizadas e financiadas pela SCMS com recursos da contratualização, no período de 2012 a 2015. Sobral, Ceará, 2016.

 

O DEPE vem ampliando suas ações de ensino para o binômio ensino-pesquisa, a SCMS tem sido local de pesquisas realizadas por estudantes e profissionais da instituição e das Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas para fins de obtenção de títulos de graduação, especialização (residência), mestrado e doutorado.

Para realizar pesquisa na SCMS

Para realização de pesquisa no âmbito da SCMS é necessário prévia apreciação do DEPE-SCMS, sendo consideradas atividades de pesquisa: pesquisa de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, pesquisa com seres humanos, dissertação, tese, elaboração de manual, material didático.

Neste sentido toda atividade referente à pesquisa realizada no grupo SCMS deve ser apreciada pelo Regulamento de Pesquisa do DEPE-SCMS e deve ser precedida de um projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com Seres Humanos.

Antes de submeter ao CEP o projeto de pesquisa deve ser avaliado pelo DEPE-SCMS que emite Carta de Anuência para o Comitê de Ética em Pesquisa.

Para solicitar Carta de Anuência ao Comitê de Ética em Pesquisa deve ser preenchido um Formulário de Solicitação para realização de Pesquisa (em anexo) específico do DEPE-SCMS com informações acerca do projeto e identificação do responsável pela pesquisa.

I – Em anexo ao Formulário de Solicitação para realização de Pesquisa na SCMS devem ser inseridos: uma cópia do projeto de pesquisa completo impresso e em CD, Folha de Rosto do projeto de cadastro na Plataforma Brasil e ofício da coordenação do curso encaminhando o projeto ao DEPE-SCMS.

II – O Projeto de Pesquisa deve estar vinculado a uma instituição de ensino ou hospitalar, ter um professor orientador responsável e estar nas normas ABNT vigente e obedecer normas éticas conforme a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

III – O Projeto de Pesquisa deve conter claramente: Introdução destacando implicações da pesquisa para o Grupo SCMS, objetivo, metodologia, cronograma, orçamento, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e/ou Termo de fiel depositário e Formulário de Coleta das Informações.

Durante a inscrição do projeto de pesquisa no DEPE-SCMS, o solicitante e orientador da pesquisa deverá assinar o Termo de Compromisso para Realização de Pesquisa, o qual se compromete em entregar parecer do comitê de ética em pesquisa antes de iniciar a coleta dos dados, e apresentar os resultados da pesquisa ao DEPE, antes de apresentar o mesmo em evento científico, publicação em revistas ou similar.

O solicitante e orientador se comprometem, ao final da pesquisa, a encaminhar ao DEPE/SCMS uma cópia digital de relatório de pesquisa, monografia, dissertação, tese ou artigo publicado, bem como outras formas de divulgação de pesquisa.O não cumprimento poderá acarretar indeferimento de solicitações de pesquisas posteriores do solicitante e do orientador da pesquisa.

Para iniciar a coleta das informações no Grupo SCMS é preciso providenciar a Carta de Anuência para o Serviço emitida pelo DEPE-SCMS, conferindo autenticidade no respeito aos aspectos éticos e legais da pesquisa por este regimento.

Para emissão da Carta de Anuência para o Serviço o projeto de pesquisa deve ter sido aprovado pelo CEP e o responsável pela pesquisa deverá providenciar junto ao DEPE uma cópia impressa do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.

Se o projeto de pesquisa estiver inserido em uma pesquisa do tipo guarda-chuva, é preciso anexar junto ao parecer o projeto de pesquisa na íntegra.

Todo resultado de pesquisa produzida no Grupo SCMS deve ser apresentado ao DEPE-SCMS, antes de apresentar o mesmo em evento científico, publicação em revistas ou similar.

Ao final da pesquisa, dever ser encaminhar ao DEPE/SCMS uma cópia digital de relatório de pesquisa, monografia, dissertação, tese ou artigo publicado, bem como outras formas de divulgação de pesquisa, destacando a contribuição e fatores intervenientes para o local do estudo.