Responsabilidade Social e Humanização

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) tem a assistência como um de seus principais pilares. O compromisso da instituição com a comunidade é enfatizado por meio de ações de Responsabilidade Social que são desenvolvidas durante o ano inteiro. Há uma atuação conjunta com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que atua conforme os objetivos da Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), valorizando os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.

Há ações desenvolvidas em datas comemorativas como Carnaval, Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Aniversário da Santa Casa, Dia dos Pais, Semana da Criança, Natal, além de homenagear o dia de cada profissão atuante no hospital. Também são realizadas campanhas educativas no Dia Mundial da Saúde, Semana Mundial do Aleitamento Materno, Outubro Rosa e Novembro Azul. Contamos ainda com campanhas de doação de Sangue. No Dia do Trabalho, há ações junto ao Ministério do Trabalho, além de informações sobre saúde, exames de glicemia, pressão.

O grupo de humanização é responsável ainda por oficinas produtivas cujo principal objetivo é a obtenção de uma segunda renda para famílias carentes. As atividades acontecem na pediatria, maternidade e na Casa da Mamãe.

A Casa da Mamãe é destinada a acomodar as mães que tiveram bebês que ainda estão internados no Hospital. O local é destinado especialmente para as mães que residem em outras localidades. O espaço conta com 20 acomodações. Há ainda grupos terapêuticos, assistência de psicólogo e serviço social e atendimento de enfermagem. Em parceria com o Lions Clube Sobral Caiçara existe o projeto “Nascer com Dignidade” que destina enxovais e cestas para famílias carentes.

O projeto “O Conto pela Cura” é realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) no setor de pediatria e quimioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Há ainda uma parceria com cursos profissionalizantes para disponibilizar serviços como corte de cabelo para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Outra ação desenvolvida pela Santa Casa é a assistência religiosa aos enfermos. São realizadas visitas aos leitos com a proposta de levar aos doentes e familiares conforto e ânimo, por meio da palavra de Deus, escuta e respeito ao momento de fragilidade da família. A Santa Casa também conta com uma Capela onde são realizadas celebrações eucarísticas diariamente.

Datas Comemorativas

Carnaval: – Colaboradores Campanha visa orientá-los sobre os cuidados com a saúde necessários neste período por meio da distribuição de materiais educativos e preservativos. Há ainda uma sensibilização para os condutores sobre a combinação de bebidas alcoólicas e direção.

– Pacientes da Quimioterapia Ação visa aumentar a autoestima dos pacientes no período de internação através das músicas, das distribuições de carinho e sorrisos para contribuir com a recuperação de cada interno.

Dia da Mulher: Homenagem a todas as funcionárias e acadêmicas no início de cada turno de trabalho com música ao vivo.

Páscoa: – Funcionários – Missas. Confissões durante três dias com o pároco, preparando os funcionários para o tempo litúrgico.

– Crianças Internadas – Em parceria com a Pastoral das Filhas de Sant’ana, há uma explanação para as crianças e acompanhantes. A parte lúdica do evento ocorre com a parceria de empresas com a distribuição de ovos de chocolate, brinquedos, lanches e brincadeiras.

Casa da Mamãe: Realiza-se um momento com as mães que estão no hospital, com o objetivo de despertar o verdadeiro sentido da Páscoa.

Dia das mães: – Funcionários – Missa em ação de graças na Capela do Hospital com entrega de lanches e brindes para as homenageadas.

– Aniversário da Santa Casa: Missa celebrada pelo Bispo Diocesano.

Dia dos Pais: Missa em ação de graças por todos os pais, distribuição de brindes e sorteio de prêmios.

Semana da Criança: São três dias de comemorações para todas as crianças que estão internadas, em tratamentos quimioterápicos ou em consulta durante esses dias. São tratados temas de relevância como educação com a distribuição de material escolar, higiene corporal com distribuição de kit’s higiênicos. Todas as crianças recebem brinquedos, lanches e lembrancinhas. Há uma parceria com empresas e colégios para a realização deste evento.

Natal: Celebração Eucarística na Capela do Hospital com a presença do Bispo Diocesano; Festividades para crianças e acompanhantes da Pediatria e quimioterapia com distribuição de presentes. Sorteio de prêmios nos setores.

 

Campanhas Educativas

Dia mundial da saúde – O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Semana Mundial do Aleitamento Materno – Tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. Geralmente acontece na primeira semana do mês de agosto, com caminhadas, palestras, panfletagem, treinamento para a equipe entre outras ações.

Outubro Rosa – É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. São realizadas palestras, entrega de broches para os funcionários com o laço rosa símbolo da campanha.

Novembro Azul – Campanha que acontece durante o mês de novembro, cujo objetivo é alertar a classe masculina sobre a importância do exame para detectar precocemente o câncer de próstata.