Santa Casa entrega nova sala de acolhimento da Maternidade e reinaugura sala de recuperação pós-anestésica

Os novos espaços contaram com bênção do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, bispo Dom Vasconcelos

inauguração
As pacientes atendidas pela Maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) passam a contar com uma nova sala para acolhimento e classificação de risco. As instalações foram entregues na noite desta quinta-feira (11), em solenidade onde também foi reinaugurada a sala de recuperação pós-anestésica, destinada aos pacientes de pós-operatório.

A nova sala de acolhimento com classificação de risco vai realizar a triagem das gestantes e puérperas atendidas pela Maternidade da Santa Casa, oriundas de toda zona norte do Estado.

inauguração8
“Esse local é uma conquista da nossa Maternidade, de termos um acolhimento com triagem adequada das nossas gestantes, com qualidade na assistência, resolutividade, atenção e amor ao trabalho prestado”, destaca a ginecologista-obstetra Liana Gonçalves, que compõe o grupo gestor da Maternidade Sant’Ana juntamente com os médicos Edilberto Lopes, Juvenal Linhares e Carla Roberta Macedo.

Com a classificação de risco, que já vinha sendo feita na Maternidade há alguns meses, houve redução da taxa de cesáreas e da superlotação na Maternidade. “Os resultados alcançados refletem, da forma mais fiel, o espírito de equipe da nossa Santa Casa, comprometida com a saúde e o bem estar de nossa população. As mudanças realizadas, os investimentos feitos e a melhoria na parte acadêmica são na busca, cada vez maior, de melhorar a assistência e a qualidade”, afirmou Liana.

inauguração2
A sala de acolhimento conta com sala de espera, sala de exames, banheiros e sala de recepção, todos os ambientes climatizados. Ao chegar até a recepção, a paciente faz o cadastro no sistema do Hospital e o atendimento é gerado. Em seguida, a paciente é encaminhada para o acolhimento e recebe atendimento pelo enfermeiro, que classifica o risco utilizando pulseiras com cores específicas (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul).

inauguração7
“Fico muito contente de estar participando de mais uma inauguração na Santa Casa de Sobral desde o início da gestão do Klebson. A Santa Casa de Misericórdia, antes de tudo, é uma casa de saúde, e quando chegamos na maternidade não encontramos doentes, é um lugar mais alegre, é o lugar da vida, onde a vida vem ao mundo”, disse o provedor da Santa Casa, bispo Dom Vasconcelos, que realizou a bênção dos novos espaços.

Sala de recuperação pós-anestésica

A sala de recuperação pós-anestésica da Santa Casa ganhou 17 leitos novos, todos com monitorização de pressão arterial, cardioscopia, oximetria de pulso, fonte de gases, aspirador, barras laterais de proteção, placa de identificação com informações do paciente e dispensadores de álcool em gel, estrutura que oferece maior segurança ao paciente.

inauguração4
O espaço passou por reforma no piso, paredes, banheiro, que foi adaptado para cadeiras de rodas, janelas e bancada central. De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, Sávio Arcanjo, a reforma do espaço foi priorizada pela nova gestão para sanar a vulnerabilidade de acolhimento dos pacientes no local.

inauguração3
“Foi abordado prioritariamente esse espaço da sala de recuperação pós-anestésica com a única finalidade de aumentar a proteção dos pacientes pobres que precisam e procuram essa instituição, esse é o principal foco dessa gestão. Esse paciente pobre é quem estava precisando de advogados, estava precisando de mudança de cultura e de paradigma. E essa gestão abraçou e continua abraçando essa idéia. Não podemos jamais deixar desamparado esse período crítico que é o pós-operatório imediato”, pontuou.

Modernização

inauguração5
“Hoje o que nós estamos fazendo aqui é ter fé e esperança e ao mesmo tempo agir para que as coisas se concretizem. Temos que fazer as coisas com amor, quando se tem amor e se acredita, as coisas acontecem”, disse o diretor geral da Santa Casa, Klebson Carvalho Soares, parabenizando toda a equipe do hospital pelo empenho e dedicação que tiveram para que os novos espaços pudessem ser entregues. Klebson também elogiou o trabalho do arquiteto responsável pelas obras, Antenor Coelho.

inauguração6
Presente à solenidade, o secretário de Saúde do município de Sobral, Gerardo Cristino, enfatizou a transformação pela qual a Santa Casa vem passando. “Essa transformação, essa mudança se deve ao método, não se deve ao milagre. E assim parabenizo primeiramente ao Dom Vasconcelos por querer que a Santa Casa se modernize. Cada provedor da Santa Casa teve sua marca, e talvez a marca maior de Dom Vasconcelos seja a modernização, a vanguarda da gestão eficiente”.

trr
Além das inaugurações dos espaços, houve ainda a entrega de 10 rádios comunicadores para a composição do time de resposta rápida. De acordo com o médico responsável pela equipe e chefe da Clínica Médica, Maycon Felipe Ponte, o intuito do time é atender precocemente qualquer intercorrência do hospital. “Compramos 10 rádios, mapeamos todo o hospital e estamos treinando todos os setores. É um projeto que trará um grande benefício aos pacientes”.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial