Santa Casa promove treinamento de brigada de incêndio para colaboradores

treinamento3
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) e o Hospital Dom Walfrido promoveram, entre os dias 15 e 18 de julho, um treinamento para brigada de incêndio, voltado para os colaboradores das duas instituições. Os brigadistas foram treinados e orientados pelos assessores técnicos de Brigada de Incêndio João Neto, Jossione Aragão e Socorro Sousa, que fazem parte da equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Os treinamentos, organizados nos turnos da manhã, tarde e noite, contaram com a participação de cerca de 200 colaboradores, que foram distribuídos em 18 turmas. De acordo com o cronograma de atividades, a cada três meses deverão acontecer treinamentos e reuniões de todos os brigadistas das duas instituições para tratar de prevenção e combate em caso de principio de incêndio.

treinamento6
Em atendimento à norma técnica do Corpo de Bombeiros, o dimensionamento da Brigada de Incêndio da Santa Casa, juntamente com o Hospital Dom Walfrido, conta hoje com 300 colaboradores brigadistas para os dois hospitais, dimensionados por setor, área de riscos e turnos.

Brigada de Incêndio

treinamento1

A brigada de incêndio é um grupo formado por funcionários da empresa, que voluntariamente se credenciam a participar das ações de combate a incêndio promovidas pela organização. A equipe é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes e pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins.

Ações preventivas contra incêndios são fundamentais nas instituições, independentemente dos riscos e da natureza das atividades desempenhadas. O número de brigadistas é estabelecido pela legislação específica de cada estado.

Há também uma hierarquia estabelecida para os integrantes da brigada de incêndio, composta em nível crescente de autoridade por Brigadistas (membros capacitados para a prevenção e combate a incêndios, bem como para a prestação de primeiros socorros), Líder (responsável pela coordenação dos brigadistas de um determinado setor), Chefe (coordenador dos brigadistas de uma determinada edificação) e Coordenador geral (responsável pela coordenação do trabalho de todos os brigadistas em uma planta complexa com vários edifícios).

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial