Setor de Limpeza da Santa Casa adota medidas para maior qualidade do serviço

visita grendene
Atender as orientações do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é fundamental para a segurança dos colaboradores e pacientes no ambiente hospitalar. Com esse intuito e em vista de otimizar o serviço de Limpeza da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), uma série de atividades e medidas vêm sendo adotadas desde o início do ano. A última delas foi uma visita à empresa Nutrinor, que presta serviços na área de alimentação para a Grendene de Sobral.

Na oportunidade, membros dos serviços de Limpeza e Nutrição da SCMS puderam conhecer os processos de gerenciamento das atividades na cozinha bem como os procedimentos adotados para higienização e limpeza. Conduzidos pela coordenadora da Nutrinor, Silvana Silva, os colaboradores da Santa Casa verificaram os processos de cozimento e armazenamento de frios. O diretor industrial da Grendene, Nelson Rossi, aproveitou também para convidar a equipe da Santa Casa para uma visita às fábricas da empresa.

Unificar para melhorar

Uma das formas de melhoria nos padrões de Limpeza do Complexo Santa Casa, do qual o Hospital do Coração e o Hospital Dom Walfrido fazem parte, é unificar as práticas exitosas adotadas por cada instituição. Nesse sentido, foi realizada outra visita ao Hospital do Coração de Sobral (HC), no mês de maio, onde as supervisoras do serviço de Limpeza da Santa Casa, Fernanda Paulino e Sabrina Oliveira, juntamente com o supervisor da Limpeza do Hospital Dom Walfrido, Bonsuete Ripardo, conheceram iniciativas que garantem um fluxo satisfatório das atividades de higienização no ambiente hospitalar.

A diretora de Enfermagem e Qualidade do HC, Fabiene Lima Parente, mostrou aos visitantes da Santa Casa como se dá a classificação dos resíduos e o fluxo das atividades de limpeza. Os supervisores da SCMS também conheceram a reorganização dos colaboradores do serviço no HC, os quais, a cada dois meses, passam por treinamentos específicos.

De acordo com Carlos Marinho, que atualmente responde pelo serviço de Limpeza da Santa Casa, a idéia é otimizar os procedimentos de limpeza adequados para cada ambiente do Hospital em atendimento aos  procedimentos operacionais padrão (POPs). Ele explica que está em andamento a conclusão da reestruturação dos cargos e funções dentro do serviço, com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

formação limpeza
Outra medida adotada para a reestruturação do serviço na Santa Casa é uma série de formações destinadas aos 110 colaboradores. Uma delas foi sobre a padronização e sistematização do sistema de limpeza para otimização da qualidade no serviço.

Mutirão de limpeza

limpeza
Nesta quinta-feira (20), alguns colaboradores da Limpeza da SCMS aproveitaram o dia para intensificar a higienização de alguns espaços do Hospital. O excelente resultado do trabalho foi motivo de alegria para os próprios agentes e demais colaboradores da Santa Casa.

 

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