Serviço de Nutrição da Santa Casa produz mais de 700 mil refeições por ano

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Oferecer uma alimentação de qualidade faz parte das medidas necessárias para uma boa assistência ao paciente que chega à Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). O serviço de Nutrição do Hospital produz diariamente uma média de duas mil refeições, mais de 700 mil por ano, destinadas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Com foco na melhoria contínua dessa assistência, o setor tem implantando uma série de melhorias que vão desde a reestruturação física à reestruturação de processos.

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Entre as reformas estruturais do serviço de Nutrição, estão a troca de piso da cozinha, pintura de paredes e teto, aquisição de utensílios diversos, como panelas, talheres e pratos, e também novos equipamentos, como um forno combinado. Outros equipamentos que já não estavam mais sendo utilizados também foram consertados. O serviço ganhou ainda uma câmera frigorífica nova, que oferece um maior espaço para conservação dos alimentos e evita possíveis desperdícios.

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A reestruturação de fluxos e processos também tem sido adotada no Serviço de Nutrição. A equipe da Santa Casa tem visitado cozinhas de outras instituições, como o Hospital Regional Norte (HRN) e a empresa Nutrinor, que presta serviços para a Grendene, com o objetivo de aplicar no Hospital práticas que têm dado certo nessas instituições.

A constante busca de aperfeiçoamento pelos colaboradores do serviço de Nutrição tem tido resultados positivos na logística, organização e higienização do ambiente de trabalho, fruto também de reuniões frequentes da equipe para um melhor alinhamento de todos os processos que envolvem o setor.

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Para a copeira Maria Eliane Oliveira do Vale, que já está há 32 anos na Santa Casa, as mudanças são bem vindas. “Achei bom porque precisamos sempre nos renovar. Hoje temos uma preocupação maior com a limpeza da cozinha e mais zelo com a higienização de todos os equipamentos”, conta Eliane.

A coordenadora do serviço de Nutrição da Santa Casa, Kelle Tomais, avalia que as mudanças têm causado impacto positivo e uma maior agilidade nos nossos processos de trabalho. “Todas as melhorias têm facilitado na preparação das refeições produzidas em nosso serviço, o que nos proporciona servir um cardápio bem elaborado para nossos pacientes e demais usuários, com qualidade e higiene, garantindo uma maior segurança alimentar”, destaca.

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