DEPE

O Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da SCMS, situado a Rua Antônio Crisóstomo de Melo nº919 Centro Sobral, Ceará, CEP: 62010-550. O horário de funcionamento e atendimento ao público é de 7h as 12h e de 13h às 18hs.

Para gerenciar as atividades de ensino-assistência foi implantado o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) em 2007.

O DEPE é parte integrante da SCMS, estando submetido ao seu estatuto e subordinado à sua direção, sendo responsável pela gestão de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no hospital e pela articulação da integração ensino-serviço e processos de ensino-aprendizagem na formação de profissionais para o sistema de saúde.

O DEPE-SCMS está em consonância com as Portarias do Ministério da Saúde nº 3.410, de Dezembro de 2013 e nº 285, de 24 de Março de 2015, tendo como competências gerais:

– Estimular ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, em parceria com Instituições de Ensino Superior, com as Secretarias Municipais e Estaduais de saúde e Ministério da Saúde;

– Disponibilizar ensino integrado a assistência;

– Oferecer formação e qualificação aos profissionais de acordo com as necessidades de saúde e as políticas prioritárias do SUS, visando o trabalho multiprofissional;

– Garantir práticas de ensino baseadas no cuidado integral e resolutivo ao usuário;

– Ser campo de educação permanente para profissionais da Rede de Atenção a Saúde (RAS), conforme pactuado com o gestor público de saúde local;

– Desenvolver atividades de educação permanente para profissionais da RAS, conforme pactuado com o gestor público de saúde local;

– Desenvolver atividades de pesquisa e de gestão de tecnologias em saúde, priorizadas as necessidades regionais e a política de saúde instituída, conforme pactuado o gestor público de saúde;

– Cumprir os requisitos estabelecidos em atos normativos específicos, caso o estabelecimento seja certificado como Hospital de Ensino;

– Gerir recursos obtidos pelo Hospital de Ensino por meio do Instituto de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Saúde da SCMS e emitir parecer técnico para compra de equipamentos, material médico-hospitalar e educativo.

O DEPE apoia a qualificação de todos os profissionais da SCMS oferecendo espaços para o desenvolvimento de grupo de estudos e pesquisas. Possui como espaços de ensino e pesquisa: cinco salas de aula, uma sala de multimídia, dois auditórios, uma biblioteca e salas de estudo nos serviços de pediatria, cirurgia, clínica médica, neurologia, traumato-ortopedia, obstetrícia e emergência.

O DEPE-SCMS possui em estrutura física reservada em dois andares, para realização de aulas, cursos, sessões clínicas, discussões de casos e clube de revista. Possui cinco salas de aula climatizadas, devidamente equipadaspara projeção de slides, sala de multimídia, devidamente equipada para realização de treinamentos e atividades que necessitam de utilização de equipamentos de informática individualizados.

Para realização de eventos, seminários, apresentações de trabalho de conclusão de cursos o DEPE mantém auditório climatizado, com capacidade para 115 pessoas, com estrutura de som, projeção de slides e videoconferência.Visando proporcionar material bibliográfico aos estudantes, docentes e profissionais, o DEPE possui biblioteca, com acervo físico e cinco estações de informática com acesso à Internet e à plataforma UpToDate.

O DEPE-SCMS possui os seguintes segmentos, conforme descrito no seu Regimento Interno: Ensino, Pesquisa, Extensão, Educação Permanente, Residência Multiprofissional e Residência Médica.