Time de resposta rápida da Santa Casa recebe primeiro treinamento

time de resposta rápida
Nesta quinta-feira, dia 11 de julho, além da reinauguração da sala de recuperação pós-anestésica e inauguração da sala de acolhimento com classificação de risco na Maternidade Sant’Ana, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) fará a entrega de 10 rádios comunicadores para a composição do time de resposta rápida, equipe que será responsável pelo pronto atendimento de emergência aos pacientes internados no Hospital. Para a nova atividade, a equipe recebeu essa semana seu primeiro treinamento.

Em treinamentos realizados nos turnos da manhã, tarde e noite, as equipes compostas por seis profissionais, sendo um médico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem, receberam do médico Mauro Rios, coordenador do Setor de Emergência da Santa Casa, as orientações necessárias para agir rapidamente diante de um paciente com início de parada cardiorrespiratória.

O time fez uma simulação do atendimento seguindo todos os passos para evitar a parada, abordando o posicionamento de cada membro da equipe e sua atuação de acordo com cada função, identificada com cores, tomando como base a Escala de “NEWS” (National Early Warning Score – Escore para Alerta Precoce -EPAP), uma ferramenta utilizada para o reconhecimento precoce da deterioração dos pacientes.

A Escala de News auxilia na sistematização da frequência de verificação dos sinais do paciente de acordo com o seu estado, com objetivo de evitar complicações no quadro do paciente. Além da atuação em casos de paradas cardiorrespiratórias, a ideia é que o time de resposta rápida também atue em outras possíveis intercorrências, como hipotensão arterial e depressão respiratória.

time de resposta rápida 2
A medida visa dar o máximo de agilidade e eficiência na abordagem das situações de emergência em pacientes que já estejam sendo atendidos no Hospital. As equipes são compostas por médicos de plantão, médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, sob a supervisão do médico Maycon Felipe Ponte, chefe da Clínica Médica.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial